Wednesday Aug 31, 2022
EPISÓDIO #3 - Pedro Augusto
O vestuário de luto estabelece uma fronteira entre a expressão de uma dor privada e o anúncio público de que perdemos alguém que amamos. As regras sociais ditam o que devemos ou não vestir e, através da roupa, podemos dizer como nos sentimos através das cores que usamos. Nesta perspetiva, o preto realça-nos a morte, a perda, a tristeza, o pesar. Mas, para além da cor, que outras regras e tradições existem para o que vestimos quando enlutamos? É um hábito em desuso? Que mudanças foram acontecendo ao longo dos tempos? E que diferenças e semelhanças existem nas diferentes geografias?
Neste episódio, Ricardo Fernandes convida Pedro Augusto para uma conversa onde se pretende enquadrar historicamente o vestuário de luto e as diferentes perspetivas sociais sobre a ritualização do luto.
Pedro Augusto é doutorando em Filosofia na Universidade Nova de Lisboa e o seu trabalho de investigação centra-se no vestuário em Portugal no século XIX, incluindo as expressões de luto. Foi curador das coleções do traje e têxteis do Museu de Etnologia e Arte Popular desde 2006 a 2018 e centra parte do seu interesse na etnografia dos hábitos e costumes da vivência humana do luto.
Comments (0)
To leave or reply to comments, please download free Podbean or
No Comments
To leave or reply to comments,
please download free Podbean App.